Charlie Chaplin:
Nascido em 1889, faleceu aos 88 anos. Sua carreira durou 75 anos, e sua contribuição ao desenvolvimento da sétima arte foi inigualável. Chaplin financiou, produziu, escreveu, dirigiu e atuou em seus próprios filmes. A filmografia de Chaplin consiste de 81 filmes, a maioria mudos, o primeiro falado foi O grande ditador.
Woody Allen:
A carreira de Woody Allen começa nos anos 1950, quando escreve peças e textos de humor. No final dos anos 1960, ele escreve o roteiro de What's New Pussycat? (1965) e dirige seu primeiro filme O Que Há, Tigresa? (1966), paródia de uma produção japonesa. Os primeiros filmes que o tornam famosos são comédias leves como Bananas (1971), Tudo o que Você Queria Saber Sobre Sexo e Tinha Medo de Perguntar (1972) e O Dorminhoco (1973).
Mas a consagração como diretor vem em 1977, quando ele dirige a comédia dramática Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, em parceria com a atriz Diane Keaton, com quem filma diversas produções. O filme ganha diversos Oscars e lança uma bem sucedida série de dramas introspectivos, com diálogos afiados, como Interiores (1978), Manhattan (1979), Zelig (1983) e A Rosa Púrpura do Cairo.
Steven Spielberg:
Vindo de uma família judaica de classe média, Steven Spielberg ganhou sua primeira câmera com apenas 12 anos de idade;Já trabalhando no cinema, Spielberg alcançou o sucesso comTubarãoeContatos Imediatos do Terceiro Grau, em que inovava ao utilizar diversos efeitos especiais inovadores para a época, seguindo carreira com diversos sucessos de bilheteria, como E.T., O Extra-terrestre, a trilogia Indiana Jones e Jurassic Park - O Parque dos Dinossauros;
Seu trabalho no cinema vai além da direção, já tendo conquistado prêmios como produtor executivo e roteirista. Spielberg é hoje o mais influente diretor do cinema mundial e está atualmente entre as 3 maiores fortunas de Hollywood;
- É casado atualmente com a atriz Kate Capshaw e tem seis filhos, um deles com sua ex-esposa, a também atriz Amy Irving; É um dos donos da DreamWorks SKG, um dos principais estúdios de Hollywood.
Tim Burton: Após o colegial, ele ganhou uma bolsa da Disney para estudar no Instituto das Artes da Califórnia em Valencia, Califórnia. Ele estudou Animação por três anos e foi então contratado pelo Walt Disney Studios como aprendiz de animador. Trabalhou no desenho The Fox and the Hound, mas estava insatisfeito com a direção artística do filme. A Disney começou a dar uma certa liberdade a Tim Burton e aí ele lançou os conhecidos curta-metragens Vincent e Frankeenwenie, sendo esse último a razão de Tim Burton ser demitido da Disney.
O seu apego ao horror com sua habilidade para a comédia Burton conciliou três anos depois em Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice). Foi com esse filme que o diretor finalmente se destacou e foi chamado para realizar uma super produção: Batman, em 1989, que mais tarde teria a continuação Batman - O Retorno (Batman Returns), também com a direção de Tim Burton. Com a carreira em alta, o diretor resolveu filmar seu projeto pessoal intitulado Edward Mãos de Tesoura (Edward Scissorhands), sobre um rapaz que tem tesouras no lugar das mãos.
Para o projeto, Tim Burton chamou o ator Johnny Depp, que a partir daí, viria a colaborar mais 7 vezes (até 2012) no filmes do diretor. 4 anos depois, o ator foi convidado para protagonizar a cine biografia de Ed Wood, considerado tendenciosamente como o pior diretor de todos os tempos. Em 1996, estreou nos cinemas Marte Ataca! (Mars Attacks!), que é uma verdadeira carta de amor aos filmes "B" de ficção científica dos anos 50. Em 1999 chega aos cinemas a adaptação da conhecida história A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça (Sleepy Hollow).
Em 2012, Tim Burton nos trás mais três filmes. O primeiro é Sombras da Noite, baseado na novela sessentista Dark Shadows criada por Dan Curtis. O filme fracassou nas bilheterias e dividiu bastante a crítica.
Walter Salles:
Seu primeiro filme relevante, Terra estrangeira, foi rodado em 1995 e premiado como melhor filme do ano no Brasil e selecionado para mais de 40 festivais no mundo todo. Em 1998, lançou Central do Brasil, que recebeu ampla aclamação internacional e duas indicações ao Oscar, de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz para Fernanda Montenegro. Em 2001, Abril Despedaçado, estrelando Rodrigo Santoro, foi nomeado para o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro. Ambos os filmes tiveram distribuição mundial.
Em 2003, Salles foi eleito um dos 40 Melhores Diretores do Mundo pelo jornal britânico The Guardian. Seu maior sucesso internacional até agora tem sido Diários de Motocicleta (2004), um filme sobre a vida do jovem Ernesto Guevara, que mais tarde ficou conhecido como Che Guevara. Foi a primeira incursão de Salles como diretor de um filme em um idioma diferente do seu nativo, português (espanhol, neste caso), e rapidamente se tornou um sucesso de bilheteria na América Latina e Europa. Em 2005, é lançado seu primeiro filme em língua inglesa, que é também seu primeiro filme hollywoodiano, Água Negra, uma adaptação do filme japonês de 2002 de mesmo nome.
Salles irá dirigir um roteiro de José Rivera, adaptação do livro de Jack Kerouac, On the Road, com produção de Francis Ford Coppola.
Fala português, espanhol, inglês e francês fluentemente.
James Cameron
Cameron estudou Filosofia na Universidade de Toronto em 1973. Após seus estudos, Cameron passou a trabalhar como caminhoneiro, escrevendo um pouco nas horas vagas. Após assistir Star Wars IV: Uma Nova Esperança em 1977, Cameron decidiu abandonar a profissão de caminhoneiro para se dedicar inteiramente a indústria cinematográfica.
Cameron continuou aprendendo novas técnicas de filmagem e começou a inventar um modelo de uma mini câmera no Roger Corman Studios.
Com pouco orçamento, Cameron aprendeu a trabalhar de forma rápida e eficaz e logo produziu seu primeiro filme, Battle Beyond the Stars. Mais tarde trabalhou nos efeitos especiais de Fuga de Nova York.
E com os seus sucessos Avatar e Titanic que ganhou Globos de Ouro e Oscars.
Nenhum comentário:
Postar um comentário