terça-feira, 21 de agosto de 2012

Maiores bilheterias

Avatar:


        O filme Avatar produzido pela distribuidora 20th Century Fox arrecadou 2.782.275.172 em dólares.  O filme hoje está em 1º lugar do ranking de Maiores bilheterias mundiais pelo Wikipédia.
Jogos Vorazes:


          Em sua primeira semana, o longa conseguiu o feito de 155 milhões de dólares arrecadados, ficando com a terceira melhor estreia cinematográfica dos EUA, perdendo para Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 e Batman: O Cavaleiro das Trevas. Mas conseguiu a primeira colocação para uma estreia de roteiro original.
Jogos Vorazes, já ultrapassou a marca de 600 milhões de dólares no mundo inteiro. No Brasil estreou com um público de 481 mil pessoas em seu primeiro fim de semana e, ao todo, atraiu 1,9 milhão de espectadores.

Titanic:


           Titanic lançado em 1997 e um dos principais filmes da história, emocionante pessoas e contando uma história veridica que nos deixa surpresos.
           Titanic lançado pelas distribuidoras 20th Century Fox junto com Paramount arrecadou 2.185.372.302, ficando assim em 2º lugar do ranking Maiores bilheterias mundiais pelo Wikipédia. Perdendo apenas para Avatar.
Os Vingadores:


            O filme ainda está nos cinemas, mas mesmo assim ja está faturando bastante. Ocupando já o 3º lugar do ranking de maiores bilheterias mundias pelo Wikipédia, ele já arrecadou 1.481.503.000 produzido pela Walt Disney Pictures

A história do Cinema

      Foi no final do século XIX, em 1895, na França, os irmãos Louis e Auguste Lumière inventaram o cinema. Na primeira metade deste século a fotografia já havia sido inventada por Louis-Jacques Daguerre e Joseph Nicéphore Niepce, possibilitando esta criação revolucionária no mundo das artes e da indústria cultural: o cinema.
     Para se chegar à projeção cinematográfica atual, muitos processos de investigação foram feitos em relação aos fundamentos da ciência óptica. Já vem dos primórdios da humanidade a necessidade de registrar movimentos através de pinturas e desenhos nas paredes. Há aproximadamente sete mil anos atrás, no oriente, os chineses já projetavam sombras de diferentes figuras recortadas e manipuladas sobre a parede, um jogo de sombras, próprio do seu teatro de marionetes.
     No século XV, Leonardo da Vinci realizou trabalhos utilizando a projeção da luz na superfície, criando a Câmara Escura, que era uma caixa fechada, possuindo um orifício com uma lente, local destinado a passagem da luz produzida pelos objetos externos. A imagem refletida no interior dessa caixa era a inversão do que se via na realidade. Mais adiante, no século XVII, O alemão Athanasius Kirchner criou a Lanterna Mágica, objeto composto de um cilindro iluminado à vela, para projetar imagens desenhadas em uma lâmina de vidro.
     Joseph-Antoine Plateau foi o primeiro a medir o tempo da persistência retiniana, concluindo que uma ilusão de movimento necessita de uma série de imagens fixas, sucedendo-se pela razão de dez imagens por segundo. Plateau, em 1832, criou o Fenacistoscópio, apresentando várias figuras de uma mesma pessoa em posições diferentes desenhadas em um disco, de forma que ao girá-lo, elas passam a formar um movimento.
     Criado pelo francês Charles Émile Reynaud o Praxinoscópio foi um invento importante para o surgimento do cinema. Este aparelho era um tambor giratório com desenhos colados na sua superfície interior, e no centro deste tambor havia diversos espelhos. Na medida em que girava-se o tambor, no centro, onde ficavam os espelhos, via-se os desenhos se unindo em um movimento harmonioso. Dentre outros inventos, há o Cinetoscópio, inventado por Thomas A. Edison, que consistia em um filme perfurado, projetado em uma tela no interior de uma máquina, na qual só cabia uma pessoa em cada apresentação. A projeção precisava ser vista por uma lente de aumento.
          Em 1890, Edison projeta diversos filmes de seu estúdio, aos quais encontra-se “Black Maria”, considerado o primeiro filme da história do cinema. É a partir do aperfeiçoamento do Cinetoscópio, que o Cinematógrafo é criado pelos irmãos Louis e Auguste Lumière, na França, em 1895. O cinematógrafo era ao mesmo tempo filmador, copiador e projetor, e foi considerado o primeiro aparelho realmente qualificado de cinema. Louis Lumière foi o primeiro cineasta a realizar documentários em curta metragem na história do cinema. O primeiro se intitulava “Sortie de L’usine Lumière à Lyon” (Empregados deixando a Fábrica Lumière), e possuia 45 segundos de duração. Neste mesmo ano de 1895, Thomas Edison projeta seu primeiro filme, “Vitascope”.